Ser gourmet tem destes momentos. O de ser servido e o do servir. Neste jantar tive a grata satisfação de servi meus confrades do Clube Gourmet de Campinas. O tema deste ano é Festas. E a equipe formada por Anapê Santos, Simone Domingues, Ricardo Dias, Ricardo Van Morseel e eu, escolhemos algo bem festivo: Casamento Grego.
Equipe do Jantar
Mussaka
Petiscos
Confrades reunidos para o jantar
Nada mais entusiasmante. Afinal se tem algo com muito clima de festa é um Casamento Grego, não é mesmo?
Contando um pouco da preparação do jantar, começamos decidindo o cardápio. Ele foi escolhido em cima de receitas tradicionais de casamentos na Grécia. Da mesma forma as músicas que comporam o set list para animar a festa. Para proporcionar uma experiência mais viva a decoração envolveu tanto a decoração das mesas como a presença até de um bolo de noiva. Além disto elaboramos um vídeo que foi transmitido o tempo todo do jantar com casamentos originais. Inclusive com cenas tradicionais como quando os noivos são preparados, a cerimômia em sí, a quebra dos pratos e até o noivo dançando Zorba.
Vídeo de apresentação
Decoração do teto
Para que a experiência fosse mais real possível, inclusive analisamos a possíbilidade de quebramos os pratos de fato. Mas depois de entender um pouco melhor este momento da cerimônia, acabamos achando melhor substituir por flores. Algo muito mais adequado e sem necessariamente corrermos nenhum risco.
Para elaborar as receitas nos reunimos no dia anterior ao jantar, que foi em 5 de agosto de 2019, para preparar com antecedência tudo o que poderia ser feito. Isto ajuda muito, porém neste cardárpio pela própria caraterística de um jantar mediterrâneo, muito teve que ser preparado na hora.
Neste jantar estávamos com a capacidade máxima com quase 40 gourmets e convidados. Portanto o desafio foi duplo: atingir um padrão de qualidade à altura da "clientela" e conseguirmos manter o clima de festa com os nossos confrades.
Para proporcionar um pouco da experiência etílico gastronomica do que foi este jantar preparei um pequeno vídeo com o material fotográfico fornecido pelo André Luiz de Oliveira, nosso estimado presidente e fotógrafo oficial de todos os jantares no clube.
Como comentei no início do post, ser gourmet não é só sentar-se à mesa. Temos também o desafio de sermos capazes de navegar pela elaboração de um jantar. Que é sempre uma ótima oportunidade de encantar nossos confrades e ao mesmo tempo nos enriquecermos mais um pouco com mais uma "viagem".
Comentários
Postar um comentário